DOI: 10.1016/j.rauspm.2017.12.004
An attempt to classify plural forms of governance
Uma tentativa de classificar formas plurais de governança
Rubens Nunes,
Universidade de São Paulo, Pirassununga, SP, Brazil
Recebido 23 Maio 2016, Aceitaram 19 Dezembro 2016

Plural governance structures arise when a firm conduct the same transaction simultaneously under more than one governance structure. The article presents a classification of cases of plural governance structures, based on the rationale behind the choice of a combination of simple governance structures. The method was the comparison of cases reported in the literature. Four main sets of cases occurring plural forms were found, in which the governance structures are complementary; determined by resources available to firms; explained the diversity of contract makers; and related to the history of the firm. Various theoretical lenses are useful to analyze the phenomenon of plural, particularly Transaction Costs Economics, Resource Based View, and Industrial Organization, setting then the issue of the adequacy of theories to the concrete cases.

Estruturas de governança plurais surgem quando uma mesma transação é conduzida por uma firma simultaneamente sob mais de uma estrutura de governança simples. O artigo apresenta uma classificação de casos de estruturas de governança plurais, baseada na racionalidade subjacente à escolha da combinação de estruturas de governança. O método foi a revisão e comparação de casos relatados na literatura. Foram identificados quatro grandes conjuntos de casos em que ocorrem formas plurais: em que as estruturas de governança são complementares; as determinadas pela disponibilidade de recursos para a firma; as explicadas pela diversidade dos tomadores de contrato; e as relacionadas à história da firma. O fenômeno das formas plurais pode ser analisado sob diversas lentes teóricas, especialmente a Economia dos Custos de transação, a Visão Baseada em Recursos, e a Organização Industrial, colocando-se então o problema da adequação das teorias aos casos concretos.

Structures of governance, Plural forms, Transaction costs
Estruturas de governança, Formas plurais, Custos de transação