Revista de Administra????o 2017;52:36-46 DOI: 10.1016/j.rausp.2016.09.006
Sustainability
Eco-innovation and technological cooperation in cassava processing companies: structural equation modeling
Eco-inovação e cooperação tecnológica em indústrias processadoras de mandioca: modelagem de equações estruturais
Eco-innovación y cooperación tecnológica en industrias de procesamiento de yuca: modelos de ecuaciones estructurales
Eliana Cunicoa,, , Claudia Brito Silva Ciranib, Evandro Luiz Lopesb,c, Charbel José Chiapetta Jabbourd
a Faculdade Sul Brasil, Toledo, PR, Brazil
b Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brazil
c Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brazil
d University of Stirling, Stirling Management School, Scotland, UK
Recebido 06 Outubro 2015, Aceitaram 27 Junho 2016

The generation of wealth, sustained by productive activities of agro-industries, leads to the production of wastes and uses natural resources, interfering in the environmental pillar of sustainability. The purpose of this study is to investigate whether cassava processing companies generate eco-innovations by means of technological cooperation, and the degree of participation of agents in these interactions. The quantitative method used the structural equation modeling for data analyses. The results indicated a relationship between technological cooperation and the generation of eco-innovation. The model developed showed the significance between variables and exposed the main aspects that generate eco-innovation from technological cooperation. A cooperation process allows a reduction in the burning of fossil fuels, reducing the emission of methane gas, which aggravates the greenhouse effect, also reducing odor, and ultimately, providing financial gains to agribusiness.

A geração de riqueza, sustentada pelas atividades produtivas das agroindústrias, leva à produção de resíduos e utiliza os recursos naturais, interferindo no pilar ambiental da sustentabilidade. O objetivo deste estudo é investigar se as empresas processadoras de mandioca geram ecoinovações por meio de cooperação tecnológica e o grau de participação dos agentes nessas interações. O método quantitativo, utilizou-se da Modelagem de Equações Estruturais para análise de dados. Os resultados indicaram uma relação entre a cooperação tecnológica e a geração de ecoinovação. O modelo desenvolvido mostrou a significância entre variáveis e expôs os principais aspectos que promovem a ecoinovação a partir da cooperação. O projeto de cooperação permitiu a redução na queima de combustíveis fósseis, a redução na emissão de gás metano que agrava o efeito estufa, a redução do odor e, finalmente, proporcionou ganhos financeiros para o agronegócio.

La generación de riqueza, oriunda de las actividades productivas de la agroindustria, conduce a la producción de residuos y el uso de los recursos naturales, lo que interfiere con el pilar medioambiental de la sostenibilidad. El objetivo en este estudio es investigar si las empresas procesadoras de yuca producen eco-innovaciones por medio de la cooperación tecnológica y el grado de participación de los agentes en estas interacciones. Se utilizó el método cuantitativo, por medio de modelos de ecuaciones estructurales, para el análisis de datos. Los resultados indicaron una relación entre la cooperación tecnológica y la creación de eco-innovación. El modelo desarrollado mostró significancia entre variables y delineó los principales aspectos que promueven la eco-innovación a partir de la cooperación. El proyecto de cooperación permite la reducción de la quema de combustibles fósiles; la reducción en la emisión de gas metano que agrava el efecto invernadero; la reducción del olor y, finalmente, proporciona ganancias financieras para la agroindustria.

Structural equation modeling, Agro-industry, Cleaner production, Technological cooperation
Modelagem de Equações Estruturais, Agroindústrias, Produção limpa, Cooperação tecnológica
Modelos de ecuaciones estructurales, Agroindustria, Producción limpia, Cooperación tecnológica
Revista de Administra????o 2017;52:36-46 DOI: 10.1016/j.rausp.2016.09.006