Revista de Administração Revista de Administração
NOTICE Undefined index: cita (modulos/navegacion/item-nav.php[32])
DOI: 10.1016/j.rauspm.2016.08.001
Original Article
Perceived competitive advantage of soccer clubs: a study based on the resource-based view
Percepção da vantagem competitiva dos clubes de futebol: um estudo por meio da resource based view (RBV)
Marconi Freitas da Costaa,, , Carlos Everaldo Costab, Claudio Felisoni de Angeloc, Walter Fernando Araújo de Moraesa
a Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brazil
b Universidade Federal de Alagoas, Sergipe, AL, Brazil
c Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brazil
Recebido 11 Março 2016, Aceitaram 16 Agosto 2016
Abstract

This research analyzes how professional soccer clubs perceive the competitive advantages they possess in the light of the resource-based view, given their internal resources and external aspects. In addition, the research develops a model with variables (equity, brand, communication, product, sponsors, and competitors) in order to understand soccer clubs’ perception of their competitive advantage in the soccer market, without comparison to actual competitive advantage. The survey was conducted between the second half of 2013 and the first half of 2014. Quantitative methods were employed, which included the use of structured questionnaires and multivariate analysis through multiple regression. Data were collected from soccer clubs participating in major championships. The results show that, among the variables in the model, only the variables of brand management strategy, communication, and competition significantly influence the soccer clubs’ perception of competitive advantage in the industry. The differential of this research is in the approach to data collection, as sources of information came from professional soccer clubs linked to major world football leagues.

Resumo

O objetivo nesta pesquisa foi analisar a percepção dos clubes de futebol profissionais em relação às vantagens competitivas que estes possuem considerando os seus recursos internos e aspectos externos, à luz da RBV (visão baseada nos recursos). Além disso, a pesquisa visou desenvolver um modelo com variáveis (patrimônio, marca, comunicação, produto, patrocinadores e concorrentes) para entender a percepção que o clube de futebol tem sobre sua vantagem competitiva, no mercado futebolístico, sem a pretensão de comparar com a vantagem competitiva efetiva. A pesquisa foi realizada entre o segundo semestre de 2013 ao primeiro semestre de 2014. Foi empregado o método quantitativo, com questionários estruturados e com análise multivariada, por meio de regressão múltipla. Os dados foram coletados com clubes de futebol que participam dos principais campeonatos mundiais. Os resultados mostram que das variáveis envolvidas no modelo, apenas as variáveis da gestão estratégia da marca, da comunicação e da concorrência tiveram influência significativa para explicar a percepção dos clubes de futebol sobre a vantagem competitiva que estas organizações possuem. O diferencial desta pesquisa está na abordagem dos dados que foram coletados, pois a fonte de informações dos fatores das vantagens competitivas são provenientes dos próprios clubes de futebol profissionais, vinculados às principais ligas mundiais de futebol.

Keywords
Strategy, Resource-based view, Football clubs, Competitive advantage, Perception
Palavras-chave
Estratégia, Resource-based view, Clubes de futebol, Vantagem competitiva, Percepção
NOTICE Undefined index: cita (modulos/navegacion/item-nav.php[32])
DOI: 10.1016/j.rauspm.2016.08.001